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PRÉMIO NACIONAL DE TURISMO 2020

Nesta segunda edição do Prémio Nacional de Turismo pretende-se premiar os negócios/projetos Portugueses que se distingam como casos de sucesso, enquadrados nas categorias de Turismo em Rede, Turismo Autêntico, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e Turismo Sustentável. Pretende-se igualmente nomear uma personalidade pelo seu importante contributo para o setor do turismo.

O Prémio Nacional de Turismo foi criado com o objetivo de promover, incentivar e distinguir as melhores entidades, práticas e projetos do setor do turismo. Num momento em que as entidades do setor do Turismo foram fortemente afetadas pela pandemia Covid-19, assistindo à deterioração dos seus negócios, à ausência de Clientes ou, mesmo, encerradas por um determinado tempo, a organização do Prémio Nacional de Turismo decidiu reformular as categorias a concurso, olhando para o futuro e para quais seriam as necessidades do setor para dar resposta aos desafios que se anteveem. 

Categorias:

Turismo em Rede

A conectividade e o efeito rede são uma dimensão incontornável da atividade turística, no sentido em que permite aproximar os turistas dos destinos e das experiências. Numa fase em que as limitações aéreas trazem desafios ao transporte para dentro e fora do país, as entidades têm de reinventar as formas de chegar aos seus Clientes, dar visibilidade aos seus produtos e serviços e transmitir-lhes a mensagem de como será a experiência quando puderem viajar para Portugal. A aposta no digital como meio de comunicação, distribuição e venda, para a criação de relações de confiança com os Clientes, é determinante para gerar e regenerar o negócio turístico. O desenvolvimento de aplicações que apoiem os consumidores na marcação das suas viagens, que os apoiem durante a sua estadia, sugerindo restaurantes, transportes ou atividades e iniciativas relevantes, são importantes ferramentas para afirmar Portugal como uma smart destination. A conectividade é, também, o estabelecimento de redes e parcerias para promoção conjunta entre os vários setores, que permitam densificar e diversificar o produto turístico, quer no tipo de experiências proporcionadas, quer nos territórios abrangidos, indo ao encontro das expectativas dos Clientes. Estas parcerias podem ser desenvolvidas com outras empresas, associações, instituições ou envolvendo ativamente a sociedade no processo de desenvolvimento turístico do país e das regiões.

Nesta Categoria, são elegíveis projetos que reinventam a relação com os Clientes e agilizam o acesso à experiência turística, podendo estar associados às seguintes temáticas: a) Comunicação, distribuição, venda digital b) Redes (parcerias) e Cross-selling (produtos, serviços, territórios)

Turismo Autêntico

A diferenciação de Portugal como destino turístico assenta nos ativos materiais e imateriais que caracterizam os territórios. Assim, a experiência turística deve relevar e preservar a autenticidade local e regional e a vivência das comunidades locais, respeitando e valorizando os recursos endógenos, de modo a proporcionar maior retorno económico para os territórios através de estadas mais prolongadas. A atividade turística também contribui para a coesão territorial ao proporcionar motivações de visita e descoberta em todo o território português, e ao longo de todo o ano. A gestão da capacidade de carga dos territórios e a desconcentração da procura através da geração de novos fluxos turísticos são também dimensões da coesão territorial.

Nesta Categoria, são elegíveis projetos que valorizam os recursos culturais e naturais e contribuem para a coesão territorial, podendo estar associados às seguintes temáticas:

  1. a) Turismo e Comunidade(s)
  2. b) Experiências autênticas
  3. c) Valorização de produtos endógenos

Turismo de Confiança

A promoção das marcas, dos destinos e de experiências que potenciem a inclusão, a não discriminação e a compreensão do “outro” é uma abordagem imprescindível para reforçar a proximidade com os Clientes e alargar os segmentos e mercados de procura. Estimular a confiança no produto e no destino e a fidelização dos Clientes são valores de particular relevância nas estratégias de comunicação, numa fase de retoma do setor do turismo.

Nesta categoria são elegíveis projetos de produtos e destinos que visem a ligação com o consumidor, podendo estar associados às seguintes temáticas:

  1. a) Incremento de confiança do consumidor e empatia com o produto
  2. b) Fidelização do consumidor
  3. c) Inclusão

Turismo Inteligente

A valorização dos profissionais nas entidades, a aposta nas suas competências e na sua capacidade de inovar e de contribuir para a diferenciação na prestação de serviços, é uma dimensão do negócio que ganha cada vez mais relevância: para além de valorizar o serviço prestado ao Cliente, melhora a qualidade percecionada da entidade. Também o conhecimento que advém da recolha e interpretação dos dados do negócio, se revelam determinantes no aumento da eficiência da entidade – tanto na redução de custos e maximização da operação como na capacidade de proporcionar aos Clientes uma “seamless experience”.

Nesta Categoria, são elegíveis projetos de incremento do conhecimento, capacitação e eficiência no negócio, podendo estar associados às seguintes temáticas:

  1. a) Valorização de competências
  2. b) Business Inteligence aplicada ao negócio
  3. c) Eficiência na operação

Turismo Sustentável

O compromisso com a sustentabilidade nas suas dimensões económica, ambiental e social é incontornável numa fase de retoma da atividade turística: não só porque os turistas o exigem cada vez mais, mas também porque os agentes turísticos sabem que têm de contribuir para a preservação do planeta. A economia circular é um conceito com grande importância não só para o turismo, como para os restantes setores de atividade e a população em geral. Práticas de tratamento de resíduos ou eliminação de desperdícios (alimentares) são medidas com cada vez mais relevância para os consumidores e a sociedade. Assim, o contributo do Turismo pode ser transversal aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A implementação de práticas de eficiência ambiental, pela entidade e pela sua rede de fornecedores e parceiros, tem impacto na redução de custos, na eficiência da operação e no planeta. Por outro lado, as iniciativas de responsabilidade social têm um retorno positivo para as comunidades, para além de reforçarem a satisfação e reconhecimento por parte dos turistas. Mas também é relevante a implementação de práticas que respondam aos desafios de outros ODS (complementares à dimensão ambiental e social), que assumam relevância específica no contexto de atuação das entidades.

Nesta Categoria, são elegíveis projetos que investem capital técnico, humano e/ou financeiro na diferenciação do negócio por via da sustentabilidade, podendo estar associados às seguintes temáticas:

  1. a) Contributo para os ODS
  2. b) Responsabilidade social
  3. c) Parcerias para a sustentabilidade

Categoria Especial – Prémio Carreira

Adicionalmente, por nomeação dos membros dos Comités Técnicos e do Júri, será atribuído um prémio Carreira com o objetivo de distinguir um empresário ou personalidade que, pela sua carreira/ousadia/empreendedorismo, tenha demonstrado e/ou contribuído para o setor do turismo de forma geral.

 

PROCESSO DE CANDIDATURA:

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente em versão online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em http://www.premionacionalturismo.pt.

O processo de receção de candidaturas decorre entre os dias 8 de julho e 15 de setembro de 2020.

As candidaturas poderão ser efetuadas de forma faseada, depois de efetuado o registo na plataforma de candidaturas, disponível através do site http://www.premionacionalturismo.pt, sendo possível proceder à sua gravação no ponto de preenchimento em que se encontrar e retomar posteriormente.

Ficheiros carregados: