Turismo Porto e Norte

Reerguer o Turismo

Partilhe as suas propostas na discussão sobre estratégias de recuperação, a curto e a médio prazo, para a nossa Região. Juntos Somos Mais Norte!

Navegação do fórum
Tem de iniciar a sessão para criar novos artigos e tópicos.

Negócios pós-Covid19

Quais as principais tendências para o setor do turismo? Será agora o tempo da Economia das Experiências, mais virtuais e imersivas? 

 

 

Susana, 

Sou da opinião que, embora alavanquemos a nossa comunicação com base nos canais digitais, as experiências têm de ser mais imersivas.

Também considero que responderão a uma necessidade de proximidade (grande parte das pessoas deixarão de viajar para o estrangeiro) e, quando esta maré passar, os portugueses quererão viajar cá dentro para os locais que mais emocionalmente se ligaram a eles neste momento para experimentar o doce regional, dormir naquele alojamento local ou revisitar aquele momumento que "sentiram" virtualmente. 

Para quem se adaptar, este é um momento de oportunidade!

Susana Ribeiro, Carmen. Martins e Tiago SL reagiram a este artigo.
Susana RibeiroCarmen. MartinsTiago SL

As pessoas vão passar a valorizar mais a qualidade e o preço passará para segundo lugar.

Destinos de grande aglomerado de pessoas como, grandes cidades e grandes atrações turísticas serão as mais afectadas passando a valorizar destinos com menos concentração de pessoas, privilegiando, dessa forma, o mais autêntico e o mais natural.

Acredito que será um princípio do fim da disneylandização do turismo.

 

Susana Ribeiro, irozeira e 3 e outros utilizadores reagiram a este artigo.
Susana RibeiroirozeiramarianasousaNautidouroCarmen. Martins

Creio que a vivência/experiência outdoor seja mais valorizada ainda, enquanto sinónimo de saúde e bem-estar.

E, em termpos mais conceptuais o tema Sustentabilidade tenha cada vez mais força, quer na procura, quer na oferta.

Susana Ribeiro, marianasousa e mariaadriana962@gmail.com reagiram a este artigo.
Susana Ribeiromarianasousamariaadriana962@gmail.com

Obrigado @alfredo-castanheira!

Que boas práticas pode apontar no que concerne à utilização do tema "Sustentabilidade" como ativo do negócio em turismo?

A sustentabilidade ao serviço do Turismo deverá ser:

- económica, na medida em que o negócio deve ser sempre pensado numa vertente de longo prazo; e não responder a procuras e pressões "de moda" que podem facilmente se extinguir.

- sócio-cultural, para garantir o respeito pelas populações locais e a defesa da sua cultura e património; e, claro,

- ambiental, pois o património ambiental deve ser também protegido e as operações escaladas em função dessa protecção.

Assim, o investimento em práticas que derivem em auditorias e certificações no âmbito da sustentabilidade deverá ser estratégico, pois será reconhecido por um público cada vez mais exigente e que busca, nestas práticas, muita coerência e consistência.

O recurso a energias renováveis, sistemas de tratamento de lixo, procurement sustentável, design sustentável, envolvimento com o stakeholder "Comunidade", informação transparente e accountability são eixos que vão sair reforçados.

Susana Ribeiro, Carmen. Martins e Charming reagiram a este artigo.
Susana RibeiroCarmen. MartinsCharming

Boa tarde

Temos uma grande oportunidade de relançar a economia uma vez que o governo vai fazer um grande esforço financeiro neste próximos anos para isso nós empresários temos que ser mais activos nos nossos negócios como também mais exigentes para profissionalização do setor e dar um contributo ao país.

Passar por dar um grande contributo á economia, fazer com que o salário mínimo no setor passar ainda este ano para 750€ rever às tabelas profissionais e que o esforço do governo seja reduzir descontos de segurança social como defender uma taxa única de iva para 13%.

Termos um esforço repartido para todos juntos sermos Portugal 

Comprar um imóvel é a opção mais ganha-ganha, o que pode trazer bons lucros no futuro. A única desvantagem é a necessidade de uma quantia decente de dinheiro - a partir de 20 mil dólares. Embora os preços dos imóveis estejam caindo, na realidade moderna vai demorar mais de um ano para acumular esse dinheiro. Mas também há muitas outras opções que você encontra em investimentosinfo.com.br e muitas dicas úteis.